Este blogue vai falar de vários temas da actualidade podendo haver alguns muito interessantes.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Tu és especial
Frase a comentar:
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)
Comentário:
-Esta tortura é "socialmente aceite" pois são os modelos quem se sujeitam à tortura dos desfiles, e com os desfiles os adolescentes começam a olhar-se ao espelho e a dizer que são feios por se acharem gordos quando não são.
Frase:
“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)
Comentário:
-As Barbies eram o simblo de beleza e as crianças que eram bonitas começam a dizer que são feias por não serem iguais às Barbies, como as bonecas eram magras quando as crianças passaram a adolescentes começaram a tentar serem semelhantes às Barbies, por isso é que a obsidade começou a ser um símbolo de defeito.
Frase:
“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)
Comentário:
-A televisão é um meio de comunicação muito apelativo e se mostra mulheres magras como um conceito de beleza as pessoas procuram ser iguais tornando-se magras seja a que custo for e fazendo todos os sacrifícios necessários. As mulheres das ilhas Fiji foram levadas pela talevisão a praticarem dietas estupidas para serem "bonitas".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário